Tóquio, Japão – 7 de março de 2024 – O índice de referência da Bolsa de Tóquio, o Nikkei 225, atingiu uma máxima histórica nesta quinta-feira (7), antes de fechar bruscamente em baixa após o fortalecimento do iene.
O Nikkei 225 encerrou o dia em 39.598 pontos, uma queda de 492 pontos ou 1,2 por cento em relação a quarta-feira (6). O índice disparou para uma alta recorde logo após o início das negociações, impulsionado por ações do setor de semicondutores.
No entanto, o índice começou a cair quando investidores descarregaram ações de empresas automobilísticas e exportadoras devido ao apreço do iene em relação ao dólar e ao euro.
Isso ocorreu após um comentário de um membro do conselho do Banco do Japão de que a inflação está a caminho de atender à meta de 2 por cento do banco central.
O iene se fortaleceu à medida que investidores de moeda adotaram a visão de que uma mudança na política do BOJ, incluindo o fim das taxas de juros negativas, poderia ocorrer mais cedo do que o esperado anteriormente.
O Nikkei Average ultrapassou a marca de 40.000 pontos pela primeira vez na história na segunda-feira (4), mas fechou em baixa por três sessões consecutivas desde então.
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am
- EUA pressionam Japão por tarifas em carros e alimentos - 19 de abril de 2025 9:08 am