Islamabad, Paquistão – 17 de fevereiro de 2024 – O Paquistão vive momentos de confusão e agitação política após as eleições gerais da semana passada. O partido governante reivindica a vitória e planeja reinstalar um ex-primeiro-ministro, enquanto um grupo de independentes insiste que o controle do governo pertence a eles.
Oficiais do partido governante, o Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (Pakistan Muslim League-Nawaz – PML-N), afirmam ter indicado Shehbaz Sharif como o próximo líder do país. Ele já foi primeiro-ministro entre abril de 2022 e agosto do ano passado.
Eles alegam que uma coalizão formada com outros partidos garantiu a vitória. No entanto, como uma única entidade, o PML-N conquistou apenas 75 assentos de um total de 265.
Isso está muito abaixo dos 93 supostamente conquistados por um grupo de candidatos da oposição obrigados a concorrer como independentes.
Eles pertencem ao partido Paquistão Tehreek-e-Insaf, do ex-primeiro-ministro preso Imran Khan, que foi banido das eleições.
Os oficiais do partido divulgaram uma declaração dizendo que os candidatos realmente conquistaram 180 assentos, mas metade desapareceu em meio a “fraudes descaradas”.
Há sinais de agitação pública. As pessoas saíram às ruas na quarta-feira na província sudoeste de Baluchistão.
- Copa do Mundo tem início com vitória do México na abertura - 12 de junho de 2026 12:20 pm
- Japão lança sexto foguete H3 com novo modelo de teste - 12 de junho de 2026 12:06 pm
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am























