Tóquio, Japão – 02 de Dezembro de 2023 – Em resposta a uma preocupante queda nos resultados de testes físicos de estudantes em todo o Japão, o Ministério da Saúde apresentou um conjunto de diretrizes para a quantidade de atividade física recomendada em cada faixa etária. A pesquisa realizada pela Agência de Esportes revelou declínios nos escores de testes físicos de alunos do ensino fundamental e médio nos últimos anos, atribuídos, em parte, à pandemia de coronavírus.
As diretrizes propostas estão alinhadas com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para crianças com menos de 18 anos. Elas incluem, para essa faixa etária, pelo menos 60 minutos de caminhada e outras atividades físicas moderadas a vigorosas por dia, e pelo menos três dias por semana de atividades vigorosas, como corrida.
Aconselha-se às crianças reduzir o tempo gasto sentado ou olhando para smartphones. No entanto, aqueles que realizam atividades esportivas intensas são incentivados a tirar pelo menos dois dias de folga por semana.
Para adultos, as diretrizes propõem pelo menos 60 minutos diários de caminhada e outras atividades aeróbicas, enquanto para idosos, o tempo recomendado é de pelo menos 40 minutos. Além disso, aconselha-se dois ou três dias de treinamento muscular por semana para ambos os grupos etários.
O Ministério planeja finalizar as diretrizes até o final de março e distribuí-las para os municípios utilizarem em programas de saúde comunitária. A iniciativa visa promover a importância da atividade física regular em todas as faixas etárias, visando não apenas o bem-estar físico, mas também a saúde mental em um período desafiador marcado pela pandemia.
- Nikkei 225 despenca após anúncio de tarifas dos EUA - 4 de fevereiro de 2025 3:50 am
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am