Seul, Coreia do Sul – 30 de dezembro de 2023 – Um veículo de mídia sul-coreano relatou que as forças armadas do país realizaram um exercício regular em meados de dezembro próximo a ilhas reivindicadas pelo Japão. A Agência de Notícias Yonhap divulgou a informação na sexta-feira (29), citando uma fonte militar sul-coreana.
A Coreia do Sul realiza exercícios de defesa de ilha duas vezes por ano, nas proximidades das ilhas, conhecidas no país como Dokdo e reivindicadas pelo Japão como Takeshima.
Segundo a Yonhap, o exercício mais recente, o quarto sob a presidência de Yoon Suk-yeol, não foi aberto à mídia e, aparentemente, não envolveu nenhum desembarque.
O governo japonês sustenta que as ilhas são parte inerente do território japonês, tanto em termos de história quanto de direito internacional. Tóquio tem, repetidamente, exigido que Seul interrompa os exercícios.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirma que os exercícios são realizados para cumprir a missão de proteger o território, o povo e a propriedade do país.
Enquanto isso, um texto educacional destinado aos soldados, publicado pelo exército sul-coreano esta semana, está sendo recolhido após ser descoberto descrevendo as ilhas como território disputado. A decisão ocorreu após Yoon afirmar que descrever as ilhas dessa maneira nunca deveria acontecer, aprofundando as controvérsias em torno do status das ilhas Takeshima/Dokdo e exacerbando as já tensas relações geopolíticas entre Coreia do Sul e Japão.
- Kim Jong-un diz querer que a fronteira com o sul seja como uma fortaleza inexpugnável - 18 de maio de 2026 7:46 pm
- Mídia diz que Cuba planeja ataques com drones contra EUA - 18 de maio de 2026 7:32 pm
- Japão atinge 35 graus pela primeira vez em 2026 - 18 de maio de 2026 4:55 pm























