Tóquio, Japão, 21 de novembro de 2023 – Durante sua primeira visita oficial ao Japão, o Presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, expressou seu desejo de fortalecer os laços e a cooperação entre os dois países através de um framework regional proposto por Tóquio.
Em entrevista à NHK em Tóquio, Japarov agradeceu ao Japão por suas contribuições de longa data para o desenvolvimento do Quirguistão. Ele destacou que seu país está buscando uma nova forma de cooperação com parceiros japoneses, manifestando a esperança de uma cooperação mais profunda na modernização do sistema de geração de energia hidrelétrica e na abordagem das questões relacionadas às mudanças climáticas.
O Presidente quirguiz mencionou que estão em andamento os preparativos para uma cúpula no Cazaquistão no próximo ano, envolvendo Japão e cinco nações da Ásia Central. Ele afirmou que o Quirguistão busca fortalecer seus laços com o Japão através do projeto de cooperação proposto pelo país asiático.
Apesar dos laços econômicos e de segurança estreitos mantidos com a Rússia, mesmo diante da invasão contínua à Ucrânia, o Quirguistão expandiu seus laços econômicos com a China, que se tornou o maior parceiro comercial do país no ano passado.
Japarov enfatizou que seu país permanece neutro em relação aos conflitos globais e defendeu a resolução pacífica de conflitos por meios diplomáticos, conforme estipulado na Carta das Nações Unidas.
Ele destacou a importância da Iniciativa “Belt and Road” da China para o Quirguistão, afirmando que a iniciativa permitirá ao país entrar nos mercados globais como uma nação de trânsito. O Presidente quirguiz também mencionou a busca por novas rotas logísticas, considerando as sanções ocidentais à Rússia.
- Navio de empresa japonesa atravessa o Estreito de Ormuz - 29 de abril de 2026 7:18 pm
- Banco Mundial prevê alta de 24% na energia devido ao Irã - 29 de abril de 2026 7:06 pm
- Ex-diretor do FBI é indiciado por suposta ameaça a Trump - 29 de abril de 2026 7:00 pm























