O órgão de fiscalização da assistência dos EUA ao Afeganistão afirma que o Talibã está se beneficiando da ajuda educacional financiada pelo país por meio de “métodos nefastos”.
A advertência vem do Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão, ou Special Inspector General for Afghanistan Reconstruction – SIGAR. Seu relatório afirma que o Talibã criou organizações não governamentais fraudulentas para receber o financiamento. O relatório também afirma que o grupo islâmico está extorquindo ONGs locais legítimas, forçando-as a contratar seus apoiadores ou a comprar produtos de empresas de sua propriedade.
O relatório acrescenta que o Talibã, frequentemente, tem como alvo professores e estudantes que recebem apoio financeiro de programas educacionais financiados pelos EUA, sob o pretexto de tributação.
O porta-voz adjunto do Talibã, Bilal Karimi, negou as acusações da SIGAR em uma entrevista à mídia local. Ele disse que a administração do grupo regulamenta todas as questões com base nos interesses do país.
O grupo islâmico impôs uma série de restrições no Afeganistão desde que tomou o poder em agosto de 2021.
O relatório do SIGAR afirma que as políticas do Talibã limitaram o acesso à educação em todos os níveis, especialmente para meninas e mulheres, resultando em um declínio na qualidade da educação.
- Atirador é morto após disparos perto da Casa Branca - 24 de maio de 2026 10:35 am
- Banda NEATO anuncia turnê internacional e novo single - 24 de maio de 2026 10:01 am
- Princesa Aiko prestigia Festival do Laos em Tóquio - 24 de maio de 2026 2:58 am























