O Ministério do Trabalho do Japão informou que constatou que mais de 7.200 estabelecimentos comerciais violaram as leis, no ano passado, com relação a seus estagiários técnicos estrangeiros.
O Japão tem um sistema projetado para permitir que estagiários de países em desenvolvimento aprendam habilidades, tecnologias e conhecimentos enquanto trabalham no país. Em dezembro passado, o Japão tinha cerca de 325.000 desses estagiários.
O ministério conduziu investigações no local de 9.829 estabelecimentos em todo o país no ano passado.
As autoridades descobriram que 7.247 deles, ou 73,7%, cometeram alguma violação legal.
Esse é o maior número de inspeções e violações desde que o ministério começou a monitorar as estatísticas em 2003.
A maioria das violações estava relacionada à gestão insuficiente da segurança no local de trabalho. Houve 2.326 casos desse tipo, ou 23,7% do total.
O segundo maior número de violações foi referente à falta de pagamento de salários extras, inclusive por horas extras. Houve 1.666 casos desse tipo, ou 16,9% do total.
O ministério diz que também encontrou casos em que as horas extras excederam 110 horas por mês, ou em que os estagiários não tinham permissão para bater o ponto para trabalhar até depois das reuniões matinais.
O ministério afirma que trabalhará para supervisionar e instruir os operadores de empresas para garantir que os trainees técnicos recebam condições adequadas de trabalho e segurança.
- Casos de sarampo no Japão superam total de todo o ano passado - 21 de abril de 2026 8:35 pm
- Trens em Miyagi são suspensos após asfalto ceder em trilhos - 21 de abril de 2026 8:06 pm
- Princesa Aiko visitará Singapura no final deste ano - 21 de abril de 2026 7:54 pm























