O UNICEF afirma que mais de 1.300 escolas na Ucrânia foram totalmente destruídas na invasão russa ao país, resultando em sinais de perda de aprendizado generalizada entre as crianças.
A Diretora Regional da UNICEF para a Europa e Ásia Central, Regina De Dominicis, revelou o número em uma coletiva de imprensa na terça-feira (29).
Ela disse que apenas uma em cada três crianças em idade escolar na Ucrânia está frequentando aulas presenciais em tempo integral, enquanto outro terço está aprendendo totalmente on-line, em parte devido ao impacto da pandemia de coronavírus.
A pesquisa do UNICEF também mostrou que cerca de metade dos professores na Ucrânia relatou uma deterioração nas habilidades dos alunos em idiomas e matemática.
Muitas crianças ucranianas fugiram para outros países desde o início da invasão russa. O representante regional do UNICEF disse que mais da metade dessas crianças, desde a idade pré-escolar até o ensino médio, provavelmente perderá sua educação devido a barreiras linguísticas e outros motivos.
De Dominicis disse: “A guerra na Ucrânia se tornou uma guerra contra as crianças”, que são as que apoiarão a reconstrução.
- Lula impõe censura digital via decreto e sufoca liberdade - 21 de maio de 2026 7:59 am
- Chuvas intensas na China deixam pelo menos 20 mortos - 21 de maio de 2026 4:19 am
- Malásia vê abertura para diálogo em Mianmar - 21 de maio de 2026 3:51 am























