O UNICEF afirma que mais de 1.300 escolas na Ucrânia foram totalmente destruídas na invasão russa ao país, resultando em sinais de perda de aprendizado generalizada entre as crianças.
A Diretora Regional da UNICEF para a Europa e Ásia Central, Regina De Dominicis, revelou o número em uma coletiva de imprensa na terça-feira (29).
Ela disse que apenas uma em cada três crianças em idade escolar na Ucrânia está frequentando aulas presenciais em tempo integral, enquanto outro terço está aprendendo totalmente on-line, em parte devido ao impacto da pandemia de coronavírus.
A pesquisa do UNICEF também mostrou que cerca de metade dos professores na Ucrânia relatou uma deterioração nas habilidades dos alunos em idiomas e matemática.
Muitas crianças ucranianas fugiram para outros países desde o início da invasão russa. O representante regional do UNICEF disse que mais da metade dessas crianças, desde a idade pré-escolar até o ensino médio, provavelmente perderá sua educação devido a barreiras linguísticas e outros motivos.
De Dominicis disse: “A guerra na Ucrânia se tornou uma guerra contra as crianças”, que são as que apoiarão a reconstrução.
- Ucrânia ataca refinaria russa e promete intensificar ações - 29 de abril de 2026 10:58 am
- Ucrânia inaugura “Trem Sakura” em homenagem à amizade com o Japão - 29 de abril de 2026 9:04 am
- Colisão de trens na Indonésia mata 14 e gera revisão de segurança - 29 de abril de 2026 8:14 am























