O enviado especial da ONU para a educação global, Gordon Brown, pediu ao Tribunal Penal Internacional que abra uma investigação sobre o Talibã por causa de um crime contra a humanidade.
Brown, ex-primeiro-ministro britânico, falou em uma coletiva de imprensa on-line no segundo aniversário da tomada do Afeganistão pelo grupo islâmico na terça-feira (15).
Sob o domínio do Talibã, as meninas são impedidas de frequentar escolas secundárias, e as funcionárias das Nações Unidas e de organizações não governamentais são proibidas de trabalhar.
Brown disse que o TPI “deve reconhecer essa discriminação de gênero como um crime contra a humanidade e investigá-la com vistas à acusação e ao julgamento dos responsáveis”.
Ele revelou que enviou um parecer jurídico ao promotor do TPI, Karim Khan, para solicitar uma investigação sobre o Talibã.
Brown disse: “Esse é o pior exemplo de abuso dos direitos humanos contra meninas e mulheres em todo o mundo”. Ele acrescentou: “Se permitirmos que isso aconteça e continuarmos com a impunidade, outros poderão tentar fazer exatamente o mesmo”.
Ele exigiu que o Talibã suspendesse suas restrições aos direitos das mulheres e também pediu apoio internacional para as mulheres no Afeganistão.
- Líder do Legislativo de Taiwan se reúne com Speaker dos EUA - 28 de junho de 2026 7:43 am
- EUA liberam uso parcial do modelo de IA Claude Mythos 5 - 28 de junho de 2026 7:39 am
- Pequim relata choque de avião em arranha-céu - 28 de junho de 2026 7:32 am























