O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, anunciou que um referendo será realizado em 14 de outubro para alterar a Constituição e reconhecer os povos indígenas do país.
Ele disse que, nesse dia, todos os australianos terão uma “chance única de unir nosso país e mudá-lo para melhor”.
Um voto “sim” estabeleceria um órgão chamado Voz dos Aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres, que daria aos Primeiros Povos do país uma palavra a dizer nas principais políticas que os afetam.
Os indígenas australianos representam cerca de 3% da população. Eles ainda enfrentam desvantagens, incluindo discriminação e resultados precários em saúde e educação.
As pesquisas de opinião mostraram que muitos australianos apoiaram o plano em abril. Mas uma pesquisa realizada no mês passado mostrou que 41% dos entrevistados apoiavam o plano, enquanto 48% se opunham a ele.
- O perigo da narrativa: mídia e a blindagem às facções no Brasil - 31 de maio de 2026 10:14 am
- Papoulas no céu encantam visitantes perto de Tóquio - 31 de maio de 2026 8:38 am
- Japão e EUA fecham acordo de cooperação militar - 31 de maio de 2026 8:17 am























