O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que a ponte que liga a península da Crimeia, anexada pela Rússia, à Federão Rússia é um alvo militar.
Zelenskyy disse ao Fórum de Segurança de Aspen, nos Estados Unidos, do qual participou on-line, que a ponte que foi danificada por explosões na segunda-feira (17), “não era apenas uma via logística”.
Ele disse: “Essa é a rota usada para alimentar a guerra com munição, e ela militariza a Península da Crimeia”.
Zelenskyy, aparentemente, estava respondendo à afirmação do presidente russo, Vladimir Putin ,de que a ponte não era usada para fins militares há muito tempo.
A Rússia culpou a Ucrânia pelo ataque à ponte e respondeu disparando mísseis contra a cidade portuária ucraniana de Odessa, de frente para o Mar Negro, onde os grãos são carregados para exportação.
Também praticou o disparo de mísseis de cruzeiro anti-navio no Mar Negro. Essas ações, aparentemente, têm como objetivo manter a Ucrânia e as nações ocidentais sob controle.
A Rússia anunciou na segunda-feira (17), que estava se retirando de um acordo para permitir a exportação de grãos dos portos ucranianos.
O Institute for the Study of War (Instituto para o Estudo da Guerra), um think tank dos EUA, diz que a retirada da Rússia do acordo é, provavelmente, parte dos esforços do Kremlin para extrair concessões do Ocidente para suspender as sanções, que Putin impôs como condição para retornar ao acordo.
- Corpo de idoso é achado após ataque de urso em Iwate - 21 de maio de 2026 3:37 am
- Testemunha detalha ataque a faca em Xangai - 21 de maio de 2026 3:33 am
- Takaichi avalia orçamento extra por crise no Irã - 21 de maio de 2026 3:23 am























