O vice-presidente do Senado italiano se reuniu com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em Taipei, na segunda-feira (19). A visita é a mais recente das iniciativas da Itália, aparentemente com o objetivo de aumentar os laços com Taiwan.
Gian Marco Centinaio chegou a Taiwan na última quarta-feira (14). O gabinete presidencial de Taiwan diz que Centinaio é o legislador italiano de mais alto escalão a visitar o país.
Durante a reunião de segunda-feira, Tsai demonstrou sua gratidão aos ministros e ao parlamento italianos por suas repetidas expressões de apoio a Taiwan.
Centinaio disse que a cooperação entre a Itália e Taiwan não deve ser apenas econômica, mas abranger relações culturais e até mesmo políticas até certo ponto.
A Itália é o único país membro do G7 que assinou um memorando de entendimento sobre a Iniciativa Belt and Road da China.
Mas a mídia dos EUA informou que o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni, que assumiu o cargo no ano passado, está avaliando a possibilidade de se retirar do projeto.
Enquanto isso, Taiwan abrirá, em breve, um escritório de representação na grande cidade italiana de Milão. Também foi divulgado que a Itália aceitou uma visita do Ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, na semana passada, embora o país não tenha laços diplomáticos com Taiwan.
- Preocupações crescem no México com políticas comerciais de Trump - 16 de novembro de 2024 10:18 am
- Nihon Hidankyo lança campanha para Nobel da Paz em Oslo - 16 de novembro de 2024 10:13 am
- Peru inaugura mega-porto construído sob iniciativa chinesa - 16 de novembro de 2024 10:06 am