A OTAN iniciou seu maior exercício de mobilização aérea desde sua criação em 1949, em uma aparente demonstração de sua capacidade de dissuasão.
O exercício militar começou em uma base no norte da Alemanha e em outros locais na segunda-feira (12), com a participação de 250 caças e outras aeronaves e 10.000 tropas de 25 países da OTAN e de outros países.
Os oficiais superiores da Força Aérea de Autodefesa do Japão estão programados para participar como observadores, o que os torna os únicos participantes da Ásia.
Durante o exercício, que vai até 23 de junho, as nações participantes têm o objetivo de aumentar a coordenação entre suas forças aéreas, reproduzindo um cenário de ataques a um membro da OTAN, principalmente nos céus da Alemanha.
Os exercícios incluem o combate a ataques de drones e mísseis balísticos, que a Rússia tem usado para infligir grandes danos à Ucrânia durante sua invasão do país.
O exército alemão, anfitrião dos exercícios, afirma que o exercício foi planejado antes da agressão russa.
Mas afirma que as capacidades aéreas se tornaram ainda mais importantes após a invasão e que é necessário mostrar a dissuasão da OTAN.
- Casos de sarampo no Japão superam total de todo o ano passado - 21 de abril de 2026 8:35 pm
- Trens em Miyagi são suspensos após asfalto ceder em trilhos - 21 de abril de 2026 8:06 pm
- Princesa Aiko visitará Singapura no final deste ano - 21 de abril de 2026 7:54 pm























