Violência étnica no nordeste da Índia deixa pelo menos 37 mortos
Confrontos étnicos no nordeste da Índia deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados.
A violência eclodiu na semana passada no estado de Manipur, onde o povo Meitei está buscando um status especial.
A comunidade majoritariamente hindu quer ser reconhecida como uma tribo programada para receber benefícios, incluindo cotas para empregos no governo e vagas em faculdades.
Os confrontos eclodiram depois que os Kukis e outras tribos, principalmente cristãs, fizeram passeatas contra a medida.
As autoridades estimam o número de mortos em 37, pois os manifestantes vandalizaram lojas e estabelecimentos comerciais. Centenas de casas foram incendiadas.
O exército foi mobilizado nas áreas afetadas pela violência, incluindo a capital do estado, Imphal.
Um toque de recolher está em vigor e os serviços de internet permanecem suspensos para evitar que as mídias sociais sejam usadas para estimular a agitação.
O estopim para o derramamento de sangue foi uma ordem judicial que instou o governo do estado a considerar o status de tribo programada para os Meiteis.
Líderes de comunidades minoritárias dizem que conceder mais privilégios ao grupo seria injusto.
A Índia tem a categoria especial como uma forma de ação afirmativa para combater a desigualdade e a discriminação históricas.
- Programa Sons do Brasil, edição 577, destaca 60 anos de Tonho Penhasco na Radio Shiga Japan - 18 de maio de 2026 1:40 pm
- Títulos de longo prazo do Japão atingem maior nível em 29 anos - 18 de maio de 2026 12:21 pm
- Trump adverte Irã e exige concessões para fim da guerra - 18 de maio de 2026 12:14 pm























