Japão, EUA e Coréia do Sul realizam exercício marítimo conjunto envolvendo o porta-aviões nuclear USS Nimitz
A Força de Autodefesa Marítima do Japão, Japan’s Maritime Self-Defense Force – MSDF, anunciou que realizou um exercício conjunto de dois dias com as marinhas dos EUA e da Coréia do Sul no Mar da China Oriental.
A MSDF diz que oito navios participaram do exercício realizado na segunda (3) e terça-feira (4), incluindo o porta-aviões nuclear norte-americano USS Nimitz e destroyers japoneses e sul-coreanos.
Os navios praticaram táticas anti-submarino e outras manobras.
A MSDF divulgou fotos dos navios dos três países navegando em formação em torno do Nimitz.
Foi o primeiro exercício marítimo trilateral envolvendo um porta-aviões dos EUA, desde setembro.
A MSDF diz que o objetivo do exercício era fortalecer a dissuasão da aliança Japão-EUA e promover a cooperação de segurança entre o Japão, os EUA e a Coréia do Sul.
Os observadores dizem que o objetivo era mostrar a parceria trilateral à medida que a Coréia do Norte lança, repetidamente, mísseis balísticos e a China intensifica a atividade em águas regionais.
- Emirados Árabes Unidos anunciam saída da OPEP e OPEP+ - 28 de abril de 2026 10:47 pm
- Flores de clematite encantam visitantes no norte de Tóquio - 28 de abril de 2026 10:08 pm
- Banco do Japão mantém taxa de juros sob incerteza no Irã - 28 de abril de 2026 9:56 pm























