Primeiros exercícios marítimos conjuntos entre Camboja e China
O Camboja e a China realizaram seus primeiros exercícios navais conjuntos em águas cambojanas. Fizeram parte de exercícios anuais entre os países.
Os exercícios conjuntos começaram oficialmente na quinta-feira (23), com uma cerimônia de abertura em um centro de treinamento na província central de Kampong Chhnang. Isto marca o quinto exercício desde 2016.
Hun Manet, vice-comandante-em-chefe das Forças Armadas Reais Cambodjanas, liderou as tropas do lado cambojano. Ele é o filho mais velho do primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, e já foi nomeado como seu sucessor.
No início desta semana, o Ministério da Defesa chinês anunciou que um navio anfíbio e dois barcos patrulha cambojanos participaram de treinamentos de formação e exercícios de comunicação no domingo.
Os exercícios ocorreram em meio a reportagens da mídia britânica de que uma base naval no Camboja, em expansão, é para uso militar chinês. Na verdade, o Camboja vem ampliando sua Base Naval Ream com o apoio financeiro chinês. Mas Hun Sen negou, veementemente, que a China irá estacionar forças no porto.
A crescente dependência do Camboja em relação à China continua a levantar suspeitas entre os países ocidentais. Os dois países continuarão os exercícios conjuntos até 8 de abril.
- Polícia de Tóquio emite novo mandado contra líder de gangue de fraudadores - 6 de julho de 2026 6:22 am
- Chega a quase 3 mil o número de mortos pelos terremotos na Venezuela - 5 de julho de 2026 3:59 pm
- Frente sazonal traz mais chuva para Kyushu e tufão avança - 5 de julho de 2026 10:13 am























