Ministro das Relações Exteriores do Japão manifesta preocupação com as atividades militares na China
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Yoshimasa Hayashi, expressou sérias preocupações, na quinta-feira (2), sobre as atividades da China perto do Japão, incluindo sua coordenação militar com a Rússia.
“A opinião pública no Japão em relação à China é extremamente grave”, disse Hayashi ao Ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, por telefone, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores japonês. Esta foi a primeira conversa entre eles desde que Qin tomou posse no final do ano passado.
Hayashi “expressou a importância da paz e estabilidade através do Estreito de Taiwan”, de acordo com o ministério japonês.
Os dois ministros concordaram que o Japão e a China deveriam construir uma relação construtiva e estável. Eles confirmaram que os países atuarão como “grandes potências responsáveis” sobre questões internacionais como as mudanças climáticas, de acordo com o ministério japonês.
Qin prometeu cooperar para uma resolução imediata dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coréia do Norte.
- Líder do Legislativo de Taiwan se reúne com Speaker dos EUA - 28 de junho de 2026 7:43 am
- EUA liberam uso parcial do modelo de IA Claude Mythos 5 - 28 de junho de 2026 7:39 am
- Pequim relata choque de avião em arranha-céu - 28 de junho de 2026 7:32 am























