Meta lançará novo modelo interativo de IA para laboratórios acadêmicos e industriais
O gigante tecnológico americano Meta informa que lançará um modelo de inteligência artificial de última geração para laboratórios acadêmicos e industriais em meio a uma competição acelerada na tecnologia de Inteligência Artificial – IA, interativa.
A Meta, anteriormente conhecida como Facebook, fez o anúncio em seu blog oficial na sexta-feira (24).
A empresa diz que o novo modelo de IA interativa chamado LLaMA foi projetado para dialogar com os usuários, gerar textos e resumir documentos entre outras funções.
Em um post no Facebook, o CEO, Mark Zuckerberg, disse que a LLaMA tem se mostrado muito promissora em tarefas mais complicadas como resolver teoremas matemáticos ou prever estruturas protéicas.
A Meta diz que o modelo está focado no uso para fins de pesquisa, no momento, e o acesso a ele será concedido a pesquisadores acadêmicos, aqueles afiliados a organizações do governo e da sociedade civil, bem como a laboratórios de pesquisa da indústria.
Em novembro do ano passado, a empresa lançou outro modelo interativo de IA focado na ciência natural. Mas foi forçada a retrair apenas três dias após seu lançamento porque gerou respostas que incluíam informações falsas.
Os rivais da Meta incluem a Microsoft, Google e a empresa americana OpenAI, cujo ChatGPT está se tornando amplamente utilizado em todo o mundo.
- Japão encara gargalos um mês após liberar reservas de óleo - 16 de abril de 2026 4:56 pm
- Japão quer 26% do mercado global de carros autônomos - 16 de abril de 2026 4:45 pm
- EUA intensificam sanções financeiras contra o Irã - 16 de abril de 2026 4:36 pm























