Cúpula Japão-EUA recebe forte oposição da China
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China reagiu com firmeza depois que os líderes do Japão e dos EUA concordaram, em sua reunião de cúpula no sábado (14), em se opor a qualquer tentativa de mudar o status quo pela força, aparentemente tendo em mente a China.
Durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira (16), Wang Wenbin, falou sobre a cúpula do primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e do presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington.
Kishida e Biden concordaram em se opor firmemente a qualquer tentativa unilateral de mudar o “status quo” pela força nos mares do Leste e do Sul da China. Eles enfatizaram a importância de manter a paz e a estabilidade através do Estreito de Taiwan e incentivar a resolução pacífica de questões na região.
Wang acusou o Japão e os EUA de serem cúmplices nos esforços para manchar a imagem da China e intervir nos assuntos internos do país. Ele revelou que Pequim apresentou um protesto a ambos os países.
Wang pediu aos EUA e ao Japão que descartassem a “mentalidade da guerra fria” e que não tentassem conter ou reprimir a China. Ele disse que espera que os dois países voltem ao caminho “certo” da paz e da cooperação amigável.
- Nikkei 225 atinge recorde histórico após acordo de paz EUA-Irã - 15 de junho de 2026 3:39 pm
- Teerã registra protestos contra acordo com os EUA - 15 de junho de 2026 9:36 am
- Israel ataca centro de comando do Hezbollah em Beirute - 15 de junho de 2026 9:22 am























