Japão e Alemanha concordam em continuar apoiando a Ucrânia e impulsionar a cooperação em matéria de segurança
Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa do Japão e da Alemanha concordaram em manter as sanções contra a Rússia e apoiar a Ucrânia junto com a comunidade internacional. Os ministros também concordaram em impulsionar a cooperação em matéria de segurança.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, encontrou-se com sua homóloga alemã, Annalena Baerbock, na Alemanha, nesta quinta-feira (3). Os ministros da Defesa, Hamada Yasukazu e Christine Lambrecht, juntaram-se a eles online.
Eles confirmaram que a invasão da Rússia na Ucrânia abalou a fundação da ordem internacional na Europa e na Ásia.
Os ministros compartilharam sérias preocupações sobre a crescente assertividade marítima da China. Eles concordaram em se opor, firmemente, a quaisquer tentativas unilaterais de mudar o status quo pela força.
Os ministros confirmaram sua cooperação ao lidar com a Coréia do Norte, que lançou, repetidamente, mísseis balísticos.
Eles concordaram em iniciar conversações sobre uma estrutura legal para permitir que as Forças de Autodefesa japonesas e os militares alemães se engajassem mais facilmente em operações conjuntas.
Eles também concordaram, em princípio, que seus países realizarão as conversações dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa uma vez por ano.
- Colégio Santos Dumont celebra tradição brasileira em Konan - 7 de junho de 2026 1:51 pm
- Peru vive eleição presidencial acirrada neste domingo - 7 de junho de 2026 9:29 am
- Polícia tailandesa prende japonês líder de grupo que aplicava golpes - 7 de junho de 2026 9:19 am























