Japão aprova o primeiro medicamento oral contra a COVID-19
O Japão aprovou o uso de um comprimido que os médicos que tratam a COVID-19 têm esperado e podem prescrever a qualquer pessoa, não importa quão leves sejam seus sintomas.
O Ministro da Saúde japonês, Kato Katsunobu, disse aos repórteres, na terça-feira à noite, que os especialistas aprovaram a autorização de emergência do medicamento oral Xokova da Shionogi. Ele acrescentou que tinha acabado de aprová-la como ministro da saúde, do trabalho e do bem-estar.
O painel de especialistas do ministério examinou dados clínicos e encontrou evidências de que a pílula, desenvolvida domesticamente, é eficaz contra a febre e outros sintomas da COVID.
Dois outros medicamentos orais são, atualmente, aprovados para casos leves. Ambos foram desenvolvidos nos EUA e são destinados apenas a pacientes com alto risco de desenvolver sintomas graves.
Os médicos dizem que é difícil prever quem a COVID irá atingir duramente, e pediram um medicamento que eles poderiam prescrever de forma mais ampla. As autoridades sanitárias planejam distribuir a Xokova em todo o país, com hospitais recebendo doses suficientes para um milhão de pacientes.
O Japão está, agora, enfrentando uma oitava onda da COVID. Mais de 120.000 infecções foram relatadas em todo o país na terça-feira, pelo 18º dia consecutivo de aumento, de semana a semana. Três prefeituras do norte confirmaram a contagem de casos recorde.
- Alexandre Fritzen e Renato Braz são os destaques de O Sul em Cima edição 07/2026 - 30 de abril de 2026 9:00 pm
- China exige proibição de armas nucleares para o Japão em reunião na ONU - 30 de abril de 2026 6:31 pm
- EUA criticam expansão nuclear da China em conferência da ONU - 30 de abril de 2026 6:25 pm























