Presidente da Ucrânia acusa Rússia de “chantagem nuclear”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, encontrou-se com o chefe encarregado da fiscalização nuclear da ONU, após a reivindicação da Rússia a uma usina nuclear em seu país.
Na reunião com o Diretor Geral da, AIEA, Rafael Grossi, em Kyiv, Zelenskyy acusou os russos de “chantagem nuclear”. Ele disse: “O principal problema continua sem solução: a presença de soldados na usina nuclear. De acordo com nossas informações, que vêm dos trabalhadores, há cerca de 500 russos lá. O que fazemos com isto?”.
As tropas russas apreenderam a usina de Zaporizhzhia, a maior da Europa, em março.
A AIEA enviou dois inspetores no mês passado, onde eles continuaram a avaliar a segurança. Seu chefe agora diz que está enviando mais dois.
O diretor-geral da AIEA disse: “Não estamos mudando nossa posição”. Continuamos dizendo o que tem que ser feito, que é basicamente evitar um acidente nuclear na usina, o que ainda é uma possibilidade muito, muito evidente”.
Grossi também disse que espera discutir a usina quando ele viajar, em breve, para Moscou. Ele também enfatizou que a instalação pertence à Ucrânia, apesar da alegação da Rússia de que agora é proprietária da usina.
A Rússia continua com os ataques de mísseis na área. O prefeito de Zaporizhzhia disse, na quinta-feira, que as tropas russas explodiram um complexo residencial, matando três pessoas.
Um assessor próximo do presidente russo, Vladimir Putin, diz que Moscou está, agora, efetivamente, em guerra com as nações da OTAN.
O secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patrushev, ressaltou que os riscos de sabotagem e terrorismo têm aumentado nas áreas ocupadas pela Rússia. Ele acusou as nações ocidentais de tentarem expandir, o que ele chamou de, ações hostis em territórios russos.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am