Ucranianos apresentam o “ponto de virada” na guerra
As tropas ucranianas rechaçaram as forças russas e retomaram o controle das cidades que haviam perdido, anteriormente. Recuperaram mais território em questão de dias do que os russos haviam capturado em meses. Seus líderes dizem que a guerra chegou a um “ponto de inflexão”.
Na quarta-feira, o presidente, Volodymyr Zelenskyy, visitou a cidade oriental de Izyum. Milhares de tropas russas fugiram da área durante o fim de semana, deixando para trás tanques e outros equipamentos.
Embora os russos ainda ocupem cerca de um quinto da Ucrânia, Zelenskyy diz que grande parte da região de Kharkiv foi liberada. Ele diz que os ucranianos sabem que a “verdade está do seu lado”.
Zelenskyy também se encontrou com tropas em Balakliya, outra cidade que as forças recapturaram. Ele entregou prêmios e disse aos soldados que eles são “heróis”.
Os oficiais da Casa Branca concordam que os ucranianos têm um “senso de momentum”. Ainda assim, eles estão cautelosos. Eles dizem que é desconhecido se a guerra chegou, realmente, a um ponto de inflexão.
O presidente, Joe Biden, disse, na terça-feira, que, embora os ucranianos tenham feito progressos significativos, ele acredita que a luta continuará por muito tempo.
As autoridades americanas estão acompanhando as forças russas no sul da Ucrânia. Eles dizem que essas tropas ainda têm “muita capacidade militar”.
- Copa do Mundo tem início com vitória do México na abertura - 12 de junho de 2026 12:20 pm
- Japão lança sexto foguete H3 com novo modelo de teste - 12 de junho de 2026 12:06 pm
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am























