Presidente indonésio Joko manterá conversações separadas com Zelenskyy e Putin
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país atualmente preside o Grupo das 20 maiores economias, parece pronto para visitar a Ucrânia e a Rússia no final do mês, para conversações de cúpula.
Ele deverá trocar opiniões sobre a possível participação dos líderes dos países em conflito na cúpula do G20 em Bali, Indonésia, em novembro.
O Ministro Indonésio das Relações Exteriores, Retno Marsudi, disse aos repórteres na quarta-feira (22), que Joko se encontrará com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em Kyiv e com o Presidente russo Vladimir Putin em Moscou.
Joko será o primeiro líder asiático a visitar os dois países desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.
Retno disse que a situação em torno da Ucrânia é “anormal” e “complicada”, mas que Joko escolheu tentar fazer uma contribuição ao invés de ficar em silêncio.
Ela disse que o presidente está mostrando compaixão pela crise humanitária e vai tentar contribuir para lidar com a crise alimentar global causada pela guerra.
Putin manifestou disponibilidade para participar da cúpula do G20, enquanto Joko convidou Zelenskyy para participar.
As opiniões entre os membros do fórum do G20 estão divididas sobre a participação de Putin.
- EUA indiciam Raul Castro por assassinato e queda de aviões - 21 de maio de 2026 11:27 am
- Nikkei 225 de Tóquio dispara mais de 2.000 pontos - 21 de maio de 2026 10:54 am
- Lula impõe censura digital via decreto e sufoca liberdade - 21 de maio de 2026 7:59 am























