Japão manterá conversações de cúpula com parceiros da Ásia-Pacífico na Espanha
O governo do Japão está planejando reuniões de cúpula de quatro e três vias com os Estados Unidos e outras nações da Ásia-Pacífico à margem de uma reunião de líderes da OTAN na Espanha.
As duas reuniões de alto nível em consideração incluem uma entre os líderes do Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Eles foram convidados como parceiros para a cúpula da OTAN, agendada para o final deste mês em Madri.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, também espera organizar outra cúpula com a Coréia do Sul e os Estados Unidos.
Kishida quer discutir uma série de questões de segurança com os líderes das nações da Ásia-Pacífico.
Elas incluem o ambiente de segurança na região Indo-Pacífico e respostas às atividades marítimas da China e ao desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coréia do Norte.
Kishida também espera apresentar mais detalhes de um plano que anunciou, em um recente fórum de segurança em Cingapura, sobre como manter e reforçar a paz e a ordem na região do Indo-Pacífico.
As autoridades sugeriram que é possível que essas conversações de três e quatro vias sejam combinadas em uma cúpula de cinco vias.
- Terremoto de magnitude 6,4 atinge a costa de Miyagi no Japão - 15 de maio de 2026 11:47 pm
- Cuba esgota reservas de combustível sob bloqueio dos EUA - 15 de maio de 2026 6:30 pm
- Preços de atacado no Japão têm maior alta em 3 anos - 15 de maio de 2026 6:25 pm























