Embaixador dos EUA no Japão apela para relações mais estreitas entre Japão e EUA
O embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, enfatizou a necessidade de Washington e Tóquio fortalecerem os laços, dizendo que as relações bilaterais estão, agora, em um “momento crítico”.
Emanuel proferiu na quarta-feira (1º), um discurso em um evento em Tóquio organizado por uma organização que promove as relações entre Japão e EUA. O ex-primeiro-ministro japonês Abe Shinzo participou.
Emanuel disse que as relações dos dois países para os próximos três anos determinarão sua aliança para os próximos 30 anos na área indo-pacífico, não apenas bilateralmente.
Ele propôs projetar os valores, princípios e interesses dos dois países no Indo-Pacífico e trazer outros países para esse conceito de forma compartilhada.
Emanuel disse que o Presidente Joe Biden acha que sua visita ao Japão em maio foi “tremenda” na solidificação da relação bilateral. O embaixador se referiu aos acordos feitos durante as visitas de Biden, incluindo o plano de estabelecer um escritório regional dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA s- CDC, no Japão.
Emanuel mencionou a estrutura “Quad”, composta pelo Japão, EUA, Austrália e Índia, e também a Estrutura Econômica Indo-Pacífico, um grupo de 13 nações. Ele sugeriu que a China vê estes grupos como uma ameaça “porque temos aliados, temos amigos, temos relacionamentos” enquanto a China tem “súditos” e “dependentes”.
Ele acrescentou: “China e Rússia são ameaçadas por aliados, amigos e um conjunto comum de valores e princípios que defendemos”.
- Johnny Sasaki celebra retorno ao Japão em evento na província de Shiga - 22 de junho de 2026 6:10 pm
- Podcast “Meu Mundo Aleatório” faz sua primeira gravação nos estúdios da Radio Shiga Japan - 22 de junho de 2026 5:03 pm
- Programa Sons do Brasil, edição 582, destaca os 20 anos da Banda Alma Livre - 22 de junho de 2026 3:23 pm























