Cúpula da OTAN começará nesta quarta-feira (29) em Madri
Uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte -OTAN começará nesta quarta-feira (29), na capital espanhola de Madri, com conversações de dois dias.
Além dos líderes dos 30 países membros, os participantes incluem os líderes da Finlândia e da Suécia, que se apresentaram para a adesão à OTAN, e quatro países da Ásia-Pacífico, incluindo o Japão.
Espera-se que a cúpula adote um novo conceito estratégico para orientar o desenvolvimento político e militar da aliança para a próxima década.
Os líderes, provavelmente, claassificarão a Rússia como uma ameaça à OTAN enquanto o país continua sua agressão contra a Ucrânia.
Espera-se que eles concordem em aumentar significativamente a capacidade de defesa na Europa Oriental e em apoiar militarmente a Ucrânia a longo prazo.
Espera-se que o novo conceito estratégico se refira à China, pela primeira vez como uma presença que traz desafios para a segurança, interesses e valores da OTAN.
É provável que a cúpula também anuncie que a OTAN fortalecerá sua cooperação com os países da região da Ásia-Pacífico.
- Índice Nikkei 225 volta a subir impulsionado pelo setor de chips - 21 de abril de 2026 2:54 am
- Festival Awa Odori leva tradição de verão à primavera japonesa - 21 de abril de 2026 2:31 am
- Incêndio em vila flutuante de Borneo deixa 9 mil desabrigados - 21 de abril de 2026 2:18 am























