Começou a reunião presencial do G7 na Alemanha
A reunião anual do G7 está sendo realizada no resort, do sul da Alemanha, em Elmau, no sopé dos Alpes. Os líderes realizaram uma sessão fotográfica antes de suas conferências.
O ponto-chave da agenda é o conflito na Ucrânia, que começou há quatro meses.
Espera-se que os líderes do G7 discutam as sanções contra a Rússia e como aumentar a pressão sobre o país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, está agendado para, praticamente, participar da reunião na segunda-feira (27). Espera-se que os líderes troquem opiniões sobre formas de ajudar a Ucrânia em sua reconstrução. Espera-se também que discutam como responder à crise alimentar global emergente.
A Ucrânia é um dos maiores produtores de grãos do mundo. Há a preocupação de que os bloqueios russos aos carregamentos de grãos da Ucrânia agravem a escassez de alimentos no Oriente Médio e na África.
Espera-se que os líderes do G7 discutam o estabelecimento de uma nova estrutura internacional para evitar tais crises alimentares.
Entretanto, os analistas apontam para as diferentes posições dos Estados Unidos e dos países europeus. A Alemanha, França e Itália têm laços econômicos mais estreitos com a Rússia devido a sua maior dependência da energia russa.
Os líderes planejam adotar uma declaração conjunta no final de sua reunião na terça-feira (28).
- Festival Sendai Aoba começa com segurança contra ursos - 17 de maio de 2026 12:54 am
- Putin viaja à China para cúpula estratégica com Xi - 16 de maio de 2026 11:02 pm
- Impasse trava negociações de paz entre EUA e Irã - 16 de maio de 2026 10:56 pm























