EUA negam ter dado à Ucrânia informações sobre a localização de oficiais russos
O Departamento de Defesa dos EUA informa que o país não está fornecendo à Ucrânia informações sobre a localização de oficiais superiores militares russos.
O New York Times, em uma reportagem na quarta-feira (4), citou oficiais americanos como tendo dito que Washington deu informações sobre a localização e outros detalhes da sede militar móvel da Rússia. O relatório dizia que a inteligência ajudou nos ataques que mataram oficiais superiores russos.
O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse na quinta-feira (5), que “os Estados Unidos fornecem inteligência de campo de batalha para ajudar os ucranianos a defender seu país”. Mas ele disse: “Não fornecemos inteligência sobre a localização dos líderes militares superiores no campo de batalha ou participamos das decisões de alvo dos militares ucranianos”.
Kirby disse que a Ucrânia combina informações dos EUA e outros parceiros com a inteligência que reúne no campo de batalha para tomar decisões sobre as ações a serem tomadas.
A Rússia tem criticado o apoio dos EUA e das nações européias à Ucrânia.
- Japão libera 510 bilhões de ienes para reduzir contas de luz - 26 de maio de 2026 5:33 pm
- Navio de empresa japonesa atravessa o Estreito de Ormuz - 26 de maio de 2026 5:13 pm
- Festival Bakemono: foliões fantasiados distribuem saquê - 26 de maio de 2026 3:28 pm























