Embaixador russo repreende Hiroshima por não ter convidado Putin para a cerimônia da bomba atômica
O embaixador da Rússia no Japão reagiu com veemência ao fato do Presidente Vladimir Putin não ter sido convidado para a cerimônia anual que marca o bombardeio atômico americano de Hiroshima.
Mikhail Galuzin fez o protesto na quarta-feira (25), na conta do Twitter da Embaixada da Rússia no Japão.
A cidade de Hiroshima havia planejado convidar Putin para a cerimônia de 6 de agosto, como já havia feito no passado.
Mas após consultar o governo central, a cidade decidiu não o fazer, explicando que o convite poderia causar mal-entendidos sobre a posição do Japão em relação à invasão russa da Ucrânia.
Galuzin disse: “Uma ação tão ignóbil é mais uma prova de que os líderes do autoproclamado movimento antinuclear mais uma vez viraram as costas à memória de dezenas de milhares de seus concidadãos que se tornaram vítimas inocentes dos bárbaros bombardeios atômicos dos EUA”.
O embaixador também escreveu em russo no aplicativo de mensagens do Telegram: “As numerosas insinuações falsas sobre a suposta possibilidade de a Rússia usar armas nucleares na Ucrânia estão sendo espalhadas desonestamente”.
Galuzin disse que a Rússia está trabalhando seriamente para a não-proliferação de armas nucleares.
Ele acrescentou: “A Rússia não é uma retórica, mas um verdadeiro líder promovendo a não-proliferação nuclear e a eventual eliminação das armas nucleares”.
- Copa do Mundo tem início com vitória do México na abertura - 12 de junho de 2026 12:20 pm
- Japão lança sexto foguete H3 com novo modelo de teste - 12 de junho de 2026 12:06 pm
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am























