UE considera mais ajuda militar à Ucrânia e sanções à Rússia
As nações membros da União Européia reconfirmaram seu compromisso de aumentar o apoio à Ucrânia e as sanções contra a Rússia. O apoio, provavelmente, incluirá um adicional de 500 milhões de euros em ajuda militar.
Os ministros das relações exteriores da UE se reuniram em Luxemburgo na segunda-feira (11), para discutir como responder à situação na Ucrânia.
Falando aos repórteres após a reunião, o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, enfatizou a necessidade de que os membros da UE continuem fornecendo ajuda à Ucrânia, à luz de uma possível ofensiva russa na parte oriental do país.
Borrell sugeriu oferecer à Ucrânia um adicional de 500 milhões de euros em apoio militar, além dos 1 bilhão de euros que a UE prometeu até agora.
Borrell disse que as negociações para impor mais sanções à Rússia vão continuar. Ele disse: “Nada está fora da mesa, incluindo as sanções sobre petróleo e gás”. Na sexta-feira (8) passada, a UE adotou sanções abrangentes contra a Rússia, incluindo a proibição das importações de carvão.
As autoridades da UE disseram que considerariam uma proibição de importação de petróleo em vez de gás, pois acreditam que encontrar fornecedores alternativos de petróleo é mais fácil.
- Japão e Índia reforçam laços econômicos em cúpula - 3 de julho de 2026 5:54 am
- Rússia ataca zona civil em Kiev com mísseis e drones e deixa 13 mortos e dezenas de feridos - 2 de julho de 2026 8:29 pm
- Passa de 2 mil o número de mortos uma semana após terremotos na Venezuela - 2 de julho de 2026 8:23 pm























