AIEA começa a trabalhar para garantir a segurança na usina nuclear de Chornobyl
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, começou a trabalhar para garantir a segurança na usina nuclear de Chornobyl, na Ucrânia.
Uma equipe de especialistas liderada pelo Diretor Geral da AIEA, Rafael Grossi, chegou à usina na terça-feira (26), o 36º aniversário do pior desastre nuclear mundial.
A equipe trouxe equipamentos para o monitoramento de radiação e outros objetivos.
A usina esteve sob o controle das tropas russas por mais de um mês, logo após o início da invasão na Ucrânia, no final de fevereiro.
Durante esse período, a comunicação com o quartel-general da agência foi perdida e a rotação de pessoal foi interrompida.
As autoridades ucranianas argumentam que a instalação de veículos militares pesados na fábrica pode ter dispersado substâncias radioativas contidas no solo.
A AIEA diz que os níveis atuais de radiação são normais, mas a equipe realizará avaliações detalhadas dentro e ao redor do complexo.
Os membros da equipe também repararão os sistemas de monitoramento que transmitem dados para a sede da AIEA.
Grossi disse aos repórteres que a situação poderia ter se transformado em um acidente. Ele disse que o pessoal prosseguiu com seu trabalho apesar das circunstâncias difíceis e que o pior foi evitado.
Ele expressou solidariedade com a Ucrânia e disse que a assistência da AIEA vai continuar.
- Brasil: Senado rejeita Jorge Messias para o STF em derrota histórica do governo - 30 de abril de 2026 8:01 am
- Japão busca ampliar exportação de alimentos para Bangladesh - 30 de abril de 2026 7:34 am
- Japão acelera produção de bandeiras Furafu para o Dia das Crianças - 30 de abril de 2026 6:27 am























