Indonésia proíbe temporariamente as exportações de carvão
O governo da Indonésia proibiu as exportações de carvão no mês de janeiro, citando fornecimentos limitados para as usinas elétricas alimentadas a carvão do país.
O ministério de energia e recursos minerais anunciou a proibição no sábado (1).
O ministério diz que se a proibição não for aplicada, algumas usinas elétricas domésticas poderão se tornar incapazes de operar devido à escassez de carvão.
As minas de carvão na Indonésia devem fornecer pelo menos 25% de sua produção anual para as usinas elétricas do país, para garantir o fornecimento de energia suficiente. Mas os mineiros não cumpriram o compromisso, em parte porque os preços para uso doméstico são mais baixos do que os preços para exportação.
De acordo com a Agência Internacional de Energia, a Indonésia foi o maior exportador mundial de carvão em 2020, respondendo por 31,5% do total. O governo do país diz que a China, Índia e Japão são grandes importadores de carvão indonésio.
Um funcionário encarregado de recursos na Embaixada do Japão em Jacarta disse que alguns navios que transportam carvão para países, incluindo o Japão, estão, alegadamente, impossibilitados de deixar os portos. O funcionário acrescentou que o Japão depende das exportações indonésias para cerca de 20% do carvão que utiliza para geração de energia, e expressou a intenção de monitorar de perto a situação.
O governo indonésio diz que irá rever a proibição de exportação na quarta-feira (5) ou mais tarde.
- Kim Jong-un diz querer que a fronteira com o sul seja como uma fortaleza inexpugnável - 18 de maio de 2026 7:46 pm
- Mídia diz que Cuba planeja ataques com drones contra EUA - 18 de maio de 2026 7:32 pm
- Japão atinge 35 graus pela primeira vez em 2026 - 18 de maio de 2026 4:55 pm























