EUA advertem a China sobre bloqueio de barcos filipinos
O Departamento de Estado dos EUA emitiu um aviso para a China depois que seus barcos da guarda costeira bloquearam a passagem de barcos de reabastecimento filipinos no Mar do Sul da China. A China e as Filipinas estão envolvidas em uma disputa territorial relativa a esse corpo de água.
Manila afirma que dois barcos contratados pelos militares filipinos estavam a caminho para entregar suprimentos às tropas estacionadas em um banco de areia nas Ilhas Spratly, na terça-feira (16). Três embarcações da guarda costeira chinesa bloquearam e usaram canhões de água nos barcos.
Pequim disse que era uma resposta legítima ao que descreveu como uma incursão não aprovada nas águas chinesas.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse em uma declaração na sexta-feira (19) que Washington estava ao lado de seu aliado, as Filipinas, em meio a uma “escalada que ameaça diretamente a paz e a estabilidade regional”.
Price também observou que um ataque armado contra navios públicos filipinos no Mar do Sul da China invocaria os compromissos de defesa mútua dos EUA sob o Tratado de Defesa Mútua EUA-Filipinas.
Washington tem dito, repetidamente, que é ilegal para a China reivindicar os direitos de controlar quase todo o Mar do Sul da China.
- Casos de sarampo no Japão superam total de todo o ano passado - 21 de abril de 2026 8:35 pm
- Trens em Miyagi são suspensos após asfalto ceder em trilhos - 21 de abril de 2026 8:06 pm
- Princesa Aiko visitará Singapura no final deste ano - 21 de abril de 2026 7:54 pm























