Fujimori, ex-presidente do Peru, será operado do coração
O governo do Peru informa que o ex-presidente Alberto Fujimori foi levado a um hospital para uma cirurgia cardíaca.
Autoridades governamentais dizem que Fujimori foi levado da prisão para uma unidade médica em Lima na sexta-feira (1), pois sua saúde havia se deteriorado. Ele foi transportado para outro hospital na segunda-feira (4) para ser submetido a uma cirurgia cardíaca.
A filha mais velha de Fujimori, Keiko Fujimori, tuitou na segunda-feira (4) que o estado de seu pai é delicado e que seu problema cardíaco piorou.
O ex-presidente tem 83 anos de idade. Em 1990, ele se tornou o primeiro peruano de ascendência japonesa a ser eleito presidente.
Ele demonstrou sua habilidade em políticas econômicas e de segurança, mas foi criticado dentro e fora do país por sua postura política agressiva.
Depois de se aposentar, Fujimori recebeu uma sentença de 25 anos de prisão em 2010. Ele havia sido considerado culpado de comandar forças de segurança que mataram civis no início dos anos 90.
A Suprema Corte do Peru concedeu ao ex-líder um indulto em 2017, citando sua saúde em deterioração, mas anulou a medida no ano seguinte. Fujimori, que foi enviado de volta à prisão, entrou e saiu do hospital recentemente.
- Primeiro-ministro do Japão encontra Biden, Yoon e Xi - 16 de novembro de 2024 12:02 pm
- Ministro japonês visita Ucrânia e reafirma apoio contínuo - 16 de novembro de 2024 11:52 am
- Líderes da APEC discutem comércio e crescimento sustentável - 16 de novembro de 2024 11:45 am