China fecha Museu do Massacre de Tiananmen em Hong Kong
Um museu em Hong Kong que simboliza a repressão mortífera da China contra os protestos pró-democracia de 1989 em Pequim fechou, após uma inspeção das autoridades de Hong Kong.
Antes do 32º aniversário do massacre de Tiananmen na sexta-feira (4), as autoridades parecem estar reforçando sua repressão às atividades relacionadas com o evento.
O Museu 4 de junho foi criado por um grupo cívico local em 2014 para simbolizar a repressão na Praça Tiananmen, em 4 de junho de 1989. O museu continuou, apesar da relocalização e das repetidas suspensões de exposições.
O grupo anunciou o encerramento na quarta-feira (2). Disse que as autoridades inspecionaram o museu na terça-feira (1º), para saber se ele possui as licenças necessárias para as exposições.
Acrescentou que atualmente não há perspectivas para a reabertura do museu.
O museu teve muitos visitantes no período que antecede o aniversário do massacre, na sexta-feira.
O grupo estava planejando uma manifestação comemorativa em um parque no centro de Hong Kong, na sexta-feira à noite. Mas as autoridades recusaram a permissão, alegando medidas contra o coronavírus chinês.
A mídia local relatou que 3.000 policiais devem ser destacados para perto do local planejado para a manifestação e do museu, no dia.
- Morre Toshifumi Suzuki, pioneiro do Seven-Eleven no Japão - 25 de maio de 2026 2:56 pm
- A muralha de Fudai: o legado do prefeito que salvou uma vila - 25 de maio de 2026 2:21 pm
- Índice Nikkey 225 atinge marca inédita de 64 mil pontos - 25 de maio de 2026 9:18 am























