China conceder poder à guarda costeira para usar armas
A partir de 1º de fevereiro, os navios da guarda costeira serão autorizados a retirar à força os navios estrangeiros e usar armas se os navios não cumprirem.
A guarda costeira também terá o poder de derrubar estruturas construídas por organizações ou indivíduos estrangeiros em águas ou em ilhas sob a jurisdição da China.
A nova lei poderá exacerbar as tensões em torno das Ilhas Senkaku na Prefeitura de Okinawa. O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como uma parte inerente do território japonês.
Os navios do governo chinês são vistos perto das ilhas quase diariamente. Alguns entraram em águas japonesas e perseguiram barcos de pesca japoneses.
A guarda costeira da China opera sob o comando dos militares. Suas embarcações aumentaram em tamanho recentemente, e suas atividades perto de ilhas disputadas no Mar do Sul da China se intensificaram.
- JetSet Ghosts lança singles Full Throttle e Rhythm Tide - 13 de maio de 2026 1:28 pm
- Reino Unido enviará destróier ao Estreito de Ormuz - 13 de maio de 2026 11:23 am
- Irã reforça aliança com China antes de visita de Trump - 13 de maio de 2026 10:37 am























