Suga chega ao Vietnã para cúpula
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, chegou a Hanói para uma cúpula com seu homólogo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc.
Os dois líderes estão agendados para se encontrarem na capital vietnamita nesta segunda-feira (19). Esta é a primeira viagem de Suga ao exterior desde que assumiu o cargo.
O Vietnã presidirá uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, no próximo mês.
Suga quer reafirmar a cooperação do Japão com o Vietnã na criação de uma região Indo-Pacífico livre e aberta com base no Estado de Direito, já que a China está intensificando suas atividades no Mar do Sul da China.
Suga também tem como objetivo fortalecer os laços econômicos com o Vietnã. O Japão espera fortalecer as cadeias de fornecimento de máscaras e outros bens em face da pandemia de coronavírus chinês.
Espera-se que a transferência de equipamentos de defesa para o Vietnã esteja na agenda, pois Suga pretende promover a cooperação em matéria de segurança.
Suga viajará para a Indonésia na terça-feira (20), para se encontrar com o presidente indonésio, Joko Widodo.
- President Marcos Jr. vê nova fase na relação entre Filipinas e Japão - 19 de maio de 2026 8:21 am
- Japão recorre ao Brasil para garantir petróleo - 19 de maio de 2026 7:05 am
- Trump adia ataque planejado contra o Irã - 19 de maio de 2026 6:48 am























