Cúpula entre Japão, China e Coreia do Sul poderá não acontecer
O governo japonês está inclinado a considerar que uma cúpula trilateral com a China e a Coreia do Sul pode não acontecer este ano.
A maioria das autoridades japonesas diz que o primeiro-ministro, Suga Yoshihide, não participará da cúpula, a menos que Seul trate adequadamente da questão do trabalho em tempo de guerra.
Os três países se revezam em sediar a cúpula. Está prevista para acontecer na Coreia do Sul este ano, mas nenhuma data foi decidida.
O ponto em questão são os procedimentos judiciais sul-coreanos para apreender e liquidar os ativos da Nippon Steel, para compensar os demandantes que dizem ter sido forçados a trabalhar para a empresa durante a Segunda Guerra Mundial.
O governo japonês diz que qualquer direito de reivindicação foi resolvido completamente e finalmente em 1965, quando o Japão e a Coreia do Sul normalizaram os laços.
O governo Suga, que foi iniciado no mês passado, aparentemente, continua a posição de seu antecessor, instando Seul a retificar uma situação que viola o direito internacional.
Suga disse ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, durante suas primeiras conversas por telefone, no mês passado, que os laços bilaterais estão extremamente tensos e não devem ser deixados como estão. Ele exortou Moon a tomar medidas para restaurar relações saudáveis.
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am
- Zelensky divulga vídeos de ataques de longo alcance na Rússia - 12 de junho de 2026 6:18 am
- Irã afirma ter destruído 18 alvos dos EUA no Golfo - 12 de junho de 2026 6:07 am























