Suga e Trump concordam em fortalecer a aliança Japão-EUA
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, e o presidente americano, Donald Trump, concordaram em fortalecer ainda mais a aliança Japão-EUA.
Suga conversou por telefone com Trump por cerca de 25 minutos neste domingo (20), à noite, em seu primeiro telefonema desde que Suga tomou posse em 16 de setembro.
Após as conversas, Suga disse aos repórteres que o Presidente Trump lhe garantiu que trabalhariam juntos para desenvolver ainda mais a aliança, que eles consideram a base para a paz e estabilidade regional.
Suga pediu apoio total a Trump para resolver a questão dos cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte. O presidente respondeu que trabalharia de perto com o Japão sobre o assunto.
Os líderes concordaram que os dois aliados irão cooperar no desenvolvimento e distribuição de uma vacina e tratamento para a COVID-19.
Eles também confirmaram estreita cooperação para realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta. Trump disse a Suga para ligar a qualquer hora, 24 horas por dia, no caso de uma contingência.
O primeiro ministro disse aos repórteres que está disposto a manter conversas telefônicas com outros líderes mundiais para aprofundar as relações bilaterais.
- Hungria vai às urnas com partido de Orbán sob pressão e apoio de Trump - 12 de abril de 2026 6:21 am
- EUA e Irã iniciam diálogo histórico em Islamabad - 12 de abril de 2026 6:13 am
- Zelenskyy teme que eleições nos EUA reduzam apoio à Ucrânia - 11 de abril de 2026 11:27 pm























