Japão em alerta para mais chuvas torrenciais
A chuva torrencial continua a atingir na região sudoeste do Japão, em Kyushu, levando as autoridades a emitir mais avisos de inundações e deslizamentos de terra. Na última semana, o clima extremo ceifou a vida de mais de 60 pessoas. Mais de uma dúzia de outras estão desaparecidas.
As enchentes que assolam o país são devidas a uma frente sazonal que se move lentamente.
Kyushu sofreu o pior dos danos. Os rios que transbordam pela ilha inundaram milhares de casas, assim como hospitais e clínicas.
Em um hospital, as águas da inundação atingiram uma altura de 2,5 metros, danificando extensivamente equipamentos radiológicos e registros de pacientes.
Em todo o país, mais de 11.000 casas foram inundadas.
O clima violento está tornando muito perigoso o uso de helicópteros em alguns lugares, impedindo as operações de emergência ao forçar as tripulações a acessar áreas por terra.
A pandemia do coronavírus chinês também está complicando os esforços de resgate. Há receios de que a aglomeração nos abrigos de evacuação possa aumentar o risco de infecção.
Kondo Hisayoshi, membro da Equipe de Assistência Médica em Casos de Catástrofes do Japão, disse: “Temos que pensar em uma série de coisas com as quais normalmente não precisamos nos preocupar. Acho que leva um pouco mais de tempo do que o normal para fazer qualquer coisa num desastre como este”.
- Incêndio em vila flutuante de Borneo deixa 9 mil desabrigados - 21 de abril de 2026 2:18 am
- Japão amplia papel em exercício militar nas Filipinas - 21 de abril de 2026 2:13 am
- Japão suspende alerta de tsunami após tremor de M7.7 - 21 de abril de 2026 2:03 am























