Ghosn disse ter levado 1 de 2 passaportes franceses
Segundo a NHK o ex-presidente da Nissan Motor, Carlos Ghosn, tem dois passaportes franceses e foi autorizado por um tribunal japonês a manter um deles em caixa trancada.
Ghosn deixou o Japão, clandestinamente, quando saiu sob fiança e entrou no Líbano na segunda-feira (30). As autoridades libanesas dizem que o homem que se acredita ser Ghosn apresentou um passaporte francês em sua entrada no país.
Ghosn foi indiciado no Japão sob a acusação de má conduta financeira. Quando foi libertado sob fiança em Abril passado, seus advogados foram obrigados a confiscar seus passaportes.
Os advogados levaram os seus passaportes, emitidos pela França, Brasil e Líbano, como exigido sob as condições da fiança.
Fontes dizem que a França tinha emitido dois passaportes para Ghosn por alguma razão, e que os advogados inicialmente tinham ambos os passaportes em mão.
Mas as fontes dizem que a situação mudou em maio, quando surgiu a necessidade de ele levar um passaporte.
Os advogados alegam ter pedido ao tribunal para alterar as condições da fiança, e o tribunal permitiu que Ghosn levasse consigo um dos dois passaportes franceses, num caixa trancada.
As fontes dizem que os advogados continuaram a ter os outros passaportes, juntamente com a chave da caixa.
Fontes dizem que o banco de dados da Agência de Serviços de Imigração do Japão não tem o registro da saída de Ghosn do país.
A fiança de Ghosn foi revogada. A polícia e os promotores japoneses estão investigando suspeitas de que ele deixou o Japão por meios ilegais.
- Japão protesta após China exigir interrupção de pesquisa na ZEE do país - 2 de julho de 2026 9:53 am
- Dois japoneses são presos na China por suspeita de contrabando de terra raras - 2 de julho de 2026 9:45 am
- Japão e Índia fecham acordo bilionário em cúpula - 2 de julho de 2026 9:37 am























