Governo Bolsonaro confirma saída de pacto de migração da ONU.
Por meio de correspondência enviada a missões no exterior, o Itamaraty confirmou que o Brasil vai se retirar do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, que estabelece um plano para a acolhida de imigrantes.
O Brasil aderiu ao acordo em dezembro, em uma reunião realizada em Marraquexe, no Marrocos. À época, Bolsonaro já tinha alardeado sua intenção de abandonar o compromisso firmado junto à ONU, alegando que o texto feria a soberania nacional.
De acordo com a BBC, o Ministério das Relações Exteriores informa, por nota, que o Brasil está se dissociando do pacto. O documento completa, informando que o Brasil não pretende “participar de qualquer atividade relacionada ao pacto ou à sua implementação”.
Oficialmente, o Itamaraty não confirma nem nega a informação. Logo após a adesão brasileira ao acordo, porém, o chanceler Ernesto Araújo criticou o texto, dizendo que a imigração “não pode ser tratada como questão global”, mas sim levando em conta “a realidade e a soberania de cada país”.
- Putin diz que Rússia aceitou proposta dos EUA sobre Ucrânia - 30 de junho de 2026 2:00 pm
- EUA e Irã divergem sobre reuniões em Doha nesta semana - 30 de junho de 2026 1:44 pm
- Passa de 1.700 o número de mortos pelos terremotos na Venezuela - 30 de junho de 2026 1:37 pm























