China admite pesquisa perto de Okinotori.
A China informa que um de seus navios de pesquisa conduziu recentemente atividades dentro da Zona Econômica Exclusiva do Japão.
Tóquio apresentou um protesto, dizendo que a embarcação pesquisou as águas perto das ilhas Okinotori sem sua permissão. O Japão as reivindica como suas ilhas mais meridionais.
Em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, procurou justificar a pesquisa em torno das Ilhas Okinotori em resposta a uma pergunta de um repórter japonês.
Lu disse que, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, “o recife Okinotori não atende aos requisitos básicos para ser reconhecido como ilha”.
Ele acrescentou que “o lado japonês chama-o, unilateralmente, de ilha e reivindica a chamada ZEE e plataforma continental, mas o lado chinês nunca reconheceu isso”.
A Convenção da ONU sobre o Direito do Mar exige que as nações signatárias obtenham uma permissão antes de realizar atividades de pesquisa marinha nas ZEEs de outros países.
A embaixada do Japão em Pequim disse ter apresentado um protesto com a China depois que soube, em meados de dezembro, que as atividades de pesquisa do navio chinês perto das ilhas não tinham a permissão do país.
- Israel amplia ofensiva no Líbano contra terroristas do Hezbollah - 28 de maio de 2026 6:28 am
- Sri Lanka aumenta juros e acende alerta econômico na Ásia - 28 de maio de 2026 6:17 am
- Equipes tentam resgatar 7 pessoas presas em caverna no Laos - 28 de maio de 2026 6:02 am























