
Abe buscará cooperação com Moon.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que espera cooperar com o presidente eleito sul-coreano, Moon Jae-in, para construir uma relação de futuro entre seus países, dizendo que espera ter uma reunião de cúpula em breve, para discutir a Coréia do Norte e outras questões.
Abe emitiu uma declaração na terça-feira (9) depois que Moon, segundo pesquisas de boca de urna, ganharia a eleição presidencial.
Abe classificou a Coréia do Sul como a mais importante vizinha do Japão, e que compartilha interesses estratégicos, dizendo que está ansioso para trabalhar com Moon e desenvolver laços bilaterais, orientados para o futuro, em diversas áreas.
O primeiro-ministro disse que o Japão e a Coreia do Sul estão enfrentando desafios comuns na região da Ásia Oriental, como a questão da Coréia do Norte.
Disse ainda que se os dois países cooperarem, poderão contribuir para a paz e a prosperidade na região.
Abe disse que espera encontrar-se com Moon o mais cedo possível, para uma troca de opiniões.
- Irã endurece postura e recusa concessões aos EUA - 1 de junho de 2026 5:07 am
- Trump exige mudanças em rascunho de acordo com o Irã - 1 de junho de 2026 5:02 am
- Japão solta íbis-de-crista na ilha de Honshu pela 1ª vez - 31 de maio de 2026 9:56 pm






















