Submarino estratégico dos EUA aporta em Guam. Militares norte-americanos disseram que seu submarino de mísseis balísticos USS Pennsylvania chegou ao porto da ilha de Guam, no Pacífico Ocidental, no domingo.
Tais submarinos são capazes de carregar mísseis nucleares, e fazem parte da tríade de dissuasão dos EUA, juntamente com mísseis balísticos intercontinentais e bombardeiros estratégicos.
Os militares raramente fazem aparições dos submarinos em público.
Os militares disseram que a visita demonstra o compromisso dos EUA com seus aliados na região Indo-Ásia-Pacífico.
Acrescentou que esses submarinos constituem um elemento crítico, estabilizador e altamente eficaz da força de dissuasão nuclear dos EUA.
O Exército dos EUA e as Forças de Autodefesa do Japão têm conduzido exercícios conjuntos em Guam e nas suas águas circundantes, desde domingo.
Os militares dos EUA enviaram, com freqüência, bombardeiros estratégicos a Guam este ano.
A visita do submarino também é vista como um exemplo de dissuasão à medida que a Coréia do Norte repete testes nucleares e de mísseis balísticos e a China aumenta as atividades marítimas na região.
- Programa O Sul em Cima, edição 11/2026, celebra a música brasileira no Japão com destaques para Alice Caymmi, Giuliano Eriston e Paula Souto - 28 de maio de 2026 1:50 pm
- Japão busca nos EUA modelo para restaurar a Baía de Tóquio - 28 de maio de 2026 11:06 am
- Suspeito de chefiar latrocínio em Tochigi conhecia intermediário - 28 de maio de 2026 10:32 am























