Koga, Ibaraki, Japão, 14 de abril de 2026, NHK – A polícia japonesa efetuou a prisão de dois homens sob a suspeita de furtarem cabos de cobre, após rastreá-los através de um dispositivo GPS instalado no metal pelo próprio proprietário da mercadoria. Os detidos, identificados como Matsumoto Hiroyuki e Matsumoto Katsumasa, são acusados de subtrair aproximadamente 200 quilos de fiação de uma empresa de instalações elétricas na cidade de Koga, província de Ibaraki. O crime ocorreu originalmente em janeiro, quando os suspeitos teriam levado os cabos, avaliados em 150 mil ienes (cerca de 940 dólares), da traseira de um caminhão de serviço.
“A utilização estratégica de tecnologia de rastreamento pela empresa vítima foi o diferencial para superar o uso de disfarces pelos criminosos.”
Embora imagens de câmeras de segurança tenham registrado a ação de dois indivíduos na época, a identificação imediata foi impossibilitada pelo fato de estarem utilizando máscaras. No entanto, prevendo novos incidentes após ter sido alvo de crimes anteriores, a empresa instalou o rastreador preventivamente. Os dados de localização permitiram que as autoridades seguissem o trajeto da carga até um negociante de metais na cidade de Tochigi, na província vizinha, culminando na prisão da dupla nesta segunda-feira (13).
“A polícia investiga agora se a dupla está envolvida em uma série de furtos semelhantes relatados na região desde o ano passado.”
As investigações indicam que um veículo com características idênticas ao utilizado pelos suspeitos tem sido associado a furtos de cabos de cobre na área desde agosto do ano passado. Atualmente, os investigadores trabalham para confirmar se há participação direta dos detidos nesses outros incidentes. Até o momento, as autoridades não divulgaram se os acusados admitiram as alegações contra eles, enquanto o caso segue em andamento para apurar a extensão total da rede de receptação de metais na região.
- Nikkei 225 cai com temor por oferta de petróleo e tensões - 14 de abril de 2026 2:22 am
- GPS ajuda polícia a prender ladrões de cobre no Japão - 14 de abril de 2026 2:18 am
- Aprovação do Gabinete Takaichi sobe para 61% em pesquisa - 14 de abril de 2026 2:05 am























