22 C
Kóka
sábado, 18 abril, 2026 12:01: am
spot_img
Inicio Asia Filipinas detêm suspeitos dos grupos JP Dragon e Luffy

Filipinas detêm suspeitos dos grupos JP Dragon e Luffy

Autoridades em Manila capturam suposto contador de facção e membro de rede de roubos

0

Manila, Filipinas, 17 de abril de 2026, Philippine News Agency (PNA) – As autoridades das Filipinas anunciaram nesta sexta-feira (17) a detenção de dois cidadãos japoneses suspeitos de integrar organizações criminosas de alto escalão baseadas no país. Entre os detidos está Aoyagi Masayuki, de 52 anos, apontado como o terceiro membro mais importante na hierarquia do grupo JP Dragon. Ele foi capturado em Manila na quinta-feira (16) e, segundo as investigações, atuava como contador da facção.

O JP Dragon é conhecido por ser um anel criminoso fundado por ex-membros de sindicatos da Yakuza japonesa instalados em solo filipino. A organização é suspeita de visar sistematicamente cidadãos japoneses em esquemas de fraude financeira e extorsão internacional.

“A captura de um alto escalão como Masayuki é um golpe significativo nas operações financeiras desses grupos que operam além das fronteiras.”

Além de Masayuki, as autoridades confirmaram a detenção de Sato Taiki, de 34 anos. Acredita-se que Taiki pertença ao chamado “Grupo Luffy”, organização que ganhou notoriedade por orquestrar uma série de roubos violentos em território japonês. Ambos os homens possuem mandados de prisão em aberto expedidos pela polícia do Japão por crimes que variam de roubo a fraudes eletrônicas.

As forças de segurança filipinas informaram que a investigação agora se concentra na preparação dos trâmites legais com vistas à extradição dos dois indivíduos para o Japão. O processo deve contar com a colaboração direta da polícia japonesa para garantir que respondam pelos crimes em seu país de origem.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades nipônicas para garantir que estes indivíduos sejam enviados de volta e enfrentem a justiça.”

O caso reforça a crescente cooperação entre os países do Sudeste Asiático e o Japão no combate ao crime organizado transnacional. A utilização das Filipinas como base logística por facções japonesas tem sido alvo de monitoramento constante, e as prisões desta semana (12 a 18) marcam um avanço importante na desarticulação dessas redes que utilizam a tecnologia e a distância geográfica para camuflar atividades ilícitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.