Ishikawa, Japão, 2 de março de 2025, Kyodo News – Os esforços de reconstrução das casas afetadas pelo terremoto em Ishikawa, província localizada no centro do Japão, estão sendo severamente prejudicados pela escassez de trabalhadores. O terremoto, que ocorreu no dia 1º de janeiro de 2024, causou danos significativos a mais de 115.000 casas na província até o dia 25 de fevereiro deste ano, conforme dados do governo local.
Na região norte de Ishikawa, especialmente em Oku-Noto, alguns moradores foram informados pelos construtores de que a reconstrução de suas casas pode demorar quase um ano para começar, devido à falta de mão de obra qualificada. Além disso, a escassez de instalações adequadas para acomodar trabalhadores de áreas mais distantes, como a cidade de Kanazawa, tem agravado ainda mais a situação.
A população das quatro cidades e vilarejos da região de Oku-Noto teve uma queda de 8,4% no último ano, desde o desastre, o que reflete a dificuldade de atrair trabalhadores e residentes para a área. Segundo Toyoshima Yuki, professor da Universidade de Kanazawa e pesquisador de reconstrução habitacional, muitos moradores podem optar por se mudar para outras áreas se a falta de mão de obra persistir.
O governo da província de Ishikawa afirmou que está buscando maneiras de acelerar a reconstrução, oferecendo assistência financeira e organizando eventos de consulta, além de disponibilizar informações em seu site para apoiar os esforços de recuperação.
- EUA anunciam bloqueio naval total contra portos do Irã - 13 de abril de 2026 7:50 pm
- Almoço de paca de Lula: Emilio Odebrescht é o fornecedor da carne - 13 de abril de 2026 7:24 pm
- Keiko Fujimori lidera eleições no Peru e ruma ao 2º turno - 13 de abril de 2026 3:35 pm























