Tóquio, Japão, 2 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Kyodo – Centenas de pessoas se reuniram em Tóquio no último sábado (1º) para protestar contra o regime militar de Mianmar, no quarto aniversário do golpe de estado que depôs o governo eleito de Aung San Suu Kyi. Os manifestantes, incluindo cidadãos de Mianmar e apoiadores japoneses, se concentraram em frente à embaixada de Mianmar na capital japonesa, exigindo que o exército cesse sua repressão à população civil.
Os participantes levantaram cartazes com mensagens como “Parem os ataques aéreos” e “Queremos democracia”, em uma demonstração de solidariedade com os cidadãos de Mianmar que enfrentam violência e perseguições diárias. Durante o protesto, um dos representantes dos manifestantes fez um discurso emocionado, destacando as mortes e prisões que continuam a acontecer no país. Ele pediu aos funcionários da embaixada que apoiassem a luta do povo de Mianmar por liberdade.
Os manifestantes também entregaram uma carta na entrada da embaixada, exigindo o fim da violência e a libertação imediata de Aung San Suu Kyi, líder pró-democracia, e de outros detidos pelo regime militar.
Uma das participantes, originária de Yangon, relatou que cidadãos de Mianmar são presos quase todos os dias, o que impossibilita uma vida normal no país. Ela aproveitou para pedir ao Japão que apoie a população de Mianmar, que sofre com a repressão.
Outra manifestante compartilhou a difícil realidade econômica enfrentada pela população, mencionando o aumento no custo de vida e a dificuldade de encontrar emprego. Ela expressou sua esperança de que a situação seja resolvida rapidamente, permitindo que os cidadãos de Mianmar vivam uma vida melhor e com dignidade.
- Kagoshima busca ampliar venda de produtos locais nos EUA - 15 de abril de 2026 11:49 am
- Trump prevê nova rodada de negociações entre EUA e Irã - 15 de abril de 2026 11:40 am
- Koizumi defende hino nacional cantado por militar em evento - 15 de abril de 2026 6:49 am























